Portal debulha sete curiosidades do Rush na Cultura Pop
Na semana passada nossos fãs descobriram uma homenagem ao Rush no vídeo de apresentação dos mascotes da Copa do Mundo FIFA 26 e nos enviaram o material, e diante disso pensamos em relembrar outras homenagens já feitas ao power trio canadense.
Há uma considerável gama de fãs do Rush que se auto intitulam nerds ou geeks. O próprio Geddy Lee em seu documentário “Geddy Lee Asks: Are Bass Players Human Too?” aborda essa questão, além dele próprio já ter mencionado no documentário “Beyond The Lighted Stage” que o Rush criou “sua própria tendência” e que ele reconhece ser a banda “cult” mais popular do mundo. A gente do Portal Rush Brasil , sabe muito bem que uma aparição num filme, ou numa série, ou num jogo de vídeo-game, os famosos Easter Eggs, esse é um assunto que rende grande entretenimento. A lista é vasta, vastíssima até, e aqui vamos focar em 7 Easter Eggs do Rush na cultura Pop. Vejamos e Rush on:
1. Fifa – Vídeo Oficial dos Mascotes da Copa 2026

O vídeo oficial de revelação dos mascotes da Copa do Mundo FIFA 26, que acontecerá no Canadá, México e Estados Unidos, já nos entrega uma grande surpresa. Logo nos primeiros segundos, em uma cena no Canadá com o mascote Maple the Moose, um alce com um estilo único, encontramos a homenagem.
Aos 13 segundos do vídeo, a mágica acontece. Uma placa de carro exibe a lendária inscrição “YYZ 2112” e, logo atrás, no vidro de uma loja, lemos o nome: “Neil Coffee Shop“. Uma referência perfeita à banda, e especialmente ao nosso eterno Professor 🥁.
2. Escola de Rock – Uma Lição Obrigatória sobre Neil Peart
No aclamado filme de 2003, o Rush é apresentado não como uma simples referência, mas como uma lição fundamental na educação do rock. Na icônica cena em que o professor substituto Dewey Finn (interpretado por Jack Black) distribui “lições de casa” musicais para seus alunos, ele entrega ao jovem baterista da banda, Freddy, uma cópia do álbum 2112. O momento é selado com uma das frases mais emblemáticas para os fãs: “Neil Peart, um dos maiores bateristas de todos os tempos. Estude!”.
Essa cena foi crucial para apresentar a complexidade e a importância técnica do Rush a uma nova geração de jovens espectadores. Ao posicionar Neil Peart como uma figura de estudo obrigatório, o filme valida o status “cult” da banda e a reverência que músicos do mundo inteiro têm por sua obra. A homenagem se completa mais tarde, quando uma lousa com a “árvore genealógica do rock” mostra o Rush categorizado sob o gênero “Prog Rock”, solidificando seu lugar no panteão dos grandes nomes da música.
3. Better Call Saul – O Advogado Mais TRAMBIQUEIRO e seu Bom Gosto Musical

A aclamada série do universo de Breaking Bad inseriu o Rush de forma historicamente precisa. No quarto episódio da primeira temporada, “Hero”, o protagonista Saul Goodman (ainda como Jimmy McGill) está em um quarto onde se vê um pôster de um show do Rush em Pittsburgh, datado de 14 de agosto de 1974. Essa data obviamente não é aleatória e você pode encontrar em muitos quartos de fãs do power-trio. Esse episódio está muito bem documentado nos livros do Neil, precisamente em: Roadshow: Paisagens e bateria: De motocicleta numa turnê de rock. Você pode clicar acima ou ver aqui diretamente já no corte certo.
4. South Park: The Stick of Truth – Uma Parada Obrigatória no Canadá
A admiração dos criadores de South Park pelo Rush é notória, e ela se estendeu para o divertidíssimo “The Stick of Truth“. Quando o jogador finalmente consegue acesso ao Canadá (representado no jogo em um divertido estilo 8-bits), a exploração das casas revela um detalhe especial: em uma delas, um pôster de Geddy Lee, Neil Peart e Alex Lifeson está lá pendurado na parede, como um item de decoração obrigatório para qualquer lar canadense que se preze.
5. Family Guy – O Fanatismo de Chester Cheetah por Neil Peart
Family Guy é conhecido por suas referências ácidas e mirabolantes à cultura pop, e a homenagem ao Rush é uma das mais bizarras e engraçadas. Em uma cena, o mascote dos salgadinhos Cheetos, Chester Cheetah, está em sua sala, que tem um pôster do Starman na parede, ouvindo “Tom Sawyer”. Ele então abre um pacote de Cheetos, tritura o pó laranja com um cartão, o cheira como se fosse uma droga e declara: “Ah, Deus, não existe baterista melhor que Neil Peart!”.
A cena é um exemplo perfeito do humor da série: inesperada, absurda e, para os fãs de Rush, hilária. Ela captura de forma cômica a intensidade e a reverência que muitos sentem pela habilidade incomparável de Neil Peart, transformando um momento trivial em uma declaração de fanatismo. Como discordar da opinião do garoto-propaganda do Cheetos? Impossível!
6. Assassin’s Creed: Rogue – Missões em homenagem ao Power Trio
Esta é uma daquelas descobertas que mostram a força da nossa comunidade. A dica veio de uma fonte mais do que qualificada: Chapô, ex-baterista da banda Rush Cover Rio (RCR). Em uma das homenagens mais extensas já feitas em um videogame, o jogo Assassin’s Creed: Rogue, de 2014, tece a discografia do Rush diretamente em sua narrativa, com muitas das missões principais recebendo nomes de canções e álbuns icônicos da banda.
A homenagem é um prato cheio para os fãs, que podem se aventurar pela trama do século XVIII enquanto reconhecem títulos como “The Way The Wind Blows“, “Circumstances” e até mesmo “Caress of Steel” batizando os capítulos da história. Para os curiosos que desejam ver a lista completa de músicas que se tornaram missões neste incrível “Easter Egg”, nós temos um conteúdo detalhado sobre o assunto aqui no Portal Rush Brasil.
7. Deadpool nº 22 – A Senha Mais Nerd dos Quadrinhos

Em uma edição dos quadrinhos do Deadpool, o mercenário tagarela não é o fã, mas a referência é um prato cheio para o público geek. Um agente da S.H.I.E.L.D. está tentando adivinhar a senha de um computador que pertence a alguém cujo quarto é decorado com pôsteres do Homem-Aranha e do Rush. Após algumas tentativas, ele acerta a senha: “SPIDEYLOVER2112”.
Esses sete exemplos são apenas uma pequena amostra do vasto universo de referências ao Rush e provam que a influência da banda vai muito além da música. De comédias aclamadas a jogos de videogame, a iconografia e as ideias de Geddy, Alex e Neil se tornaram um código secreto na cultura pop, reconhecido por fãs e criadores ao redor do mundo.
Agora, a missão é sua: qual é o seu “Easter Egg” favorito? Se ficou algum de fora, envia para a gente no instagram do Portal Rush Brasil ou para nosso e-mail: [email protected].
Fonte:
Portal Rush Brasil
Canal Fifa no Youtube
2112.net – Referências