A amizade entre Gary Lee Wenhib e Alexander Zivojinovich começou ainda no ensino médio em Fisherville Junior High School em Toronto, e que ficou mais forte quando descobriram que a história entre suas famílias era parecida com a fuga dos seus pais da Europa para o Canadá devido aos conflitos da Segunda Guerra Mundial. No entanto, eles resolveram não se apegar a esse episódio e preferiram levar a vida na escola com bom humor, o que inclui até troca de exames acadêmicos entre eles.
Mas foi com a profunda paixão pela música que a amizade se consolidou de fato e em setembro de 1968 eles começaram a fazer shows nos fundos de igrejas em conjunto com o baterista John Rutsey. Ray Danniels, assistiu a uma dessas apresentações daqueles garotos – que tinham apenas 16 anos na época – e propôs ser o empresário da banda, o que foi de imediato aceito por todos.
Som alto, voz estridente, guitarra alucinada criaram um ambiente bisonho na visão da família dos jovens músicos e eles resolveram abandonar o último ano no Colégio o que foi obviamente visto com maus olhos pelos pais, até o dia que a senhora Wenhib (mãe do vocalista) viu seu adorável Geddy na televisão: “Olha lá … Meu filho é um artista”!