Making Modern Music

Capítulo VII – Making Modern Music

Lojinha do Portal

English and Spanish version available. Click on the button with the flag at the bottom.

Geddy começa o capítulo relatando: “Permanent Waves foi uma grande alegria para mim. Quando estávamos no Canadá, nossas famílias eram próximas, foi quando descobrimos o Le Studio e as músicas começaram a brotar”.

Em um vídeo muito antigo, o repórter pergunta sobre a nova fase e Neil responde: “Em essência, a novidade deriva de experimentos que conduzimos ao longo dos últimos discos com Hemispheres e Farewell to Kings, onde experimentamos muitos instrumentos novos, como sons, abordagens rítimicas, e etc. Agora descobrimos formas de colocar tudo numa só direção, e, consequentemente, o disco provavelmente é mais direto”. Ao serem perguntados sobre que tipos de som escutam em casa, os integrantes respondem: Talking Heads, Ultravox e principalmente The Police.

Spirit of Radio é a música mais emblemática do álbum principalmente com a mistura de sons e a aproximação entre música eletrônica e reggae que evidenciam a grande influência que a banda de Sting proporcionava no Rush.

Sobre a técnica do power trio canadense, o produtor musical da banda Terry Brown afirma: “Eles pareceriam ter aquele talento de poder usar compasso à vontade, e ainda assim parecer contínuo. Se muda-se o compasso e sua plateia não percebe, então existe algo especial aí”.

A partir de então, o documentário enfatiza a imensa importância daquele que seria o álbum mais conhecido do Rush e Neil pontua: “Com o Moving Pictures nós nos tornamos o que somos, foi quando criamos nossa identidade, como gostamos de tocar individualmente e como banda… com Moving Pictures o Rush de fato nasceu”. Para elucidar a complexidade de algumas músicas do disco, o “Professor” ainda acrescenta: “fico feliz de dizer que nunca vou me cansar de tocar Tom Saywer, pois é difícil de tocar certo, e toda vez que acerto me sinto bem”.

De repente o Rush começou a ser tocado em todas as rádios daquele verão de 81, com o público duas vezes maior, nos corredores dos colégios a banda era o assunto predileto entre os estudantes, alcançando o disco de platina após quatro semanas de lançamento e se tornando a banda do ano.

Ray Danniels relembra que o Rush começou a tocar em cerca de 130 cidades norte-americanas, e retornando a lugares que antes eles tocavam como banda de abertura, mas que agora eram o show principal.

================

E então pessoal? O que vocês acham do Permanent Waves e Moving Pictures?

últimas notícias

RUSH CARDS: Qual é o tamanho da influência do Rush?

É hora do Rush – Rush Fest 2024