Baixista do Rush estreia série-documentário com pergunta sincera: “Os baixistas também são humanos?
Por: André Garcia e Tânios Acácio
Data: 26 de outubro de 2023
Geddy Lee anuncia documentário na Paramount Plus sobre a vida pessoal de lendas do baixo.
Oito anos já se passaram desde que o Rush subiu ao palco pela última vez. Se desde então Geddy Lee pouco se dedicou aos shows ao vivo, por outro lado, ultimamente ele demonstra estar mais dedicado que nunca a outras atividades como o audiovisual.
Conforme publicado pela Rolling Stone, Lee anunciou o lançamento da série documental Geddy Lee Asks: Are Bass Players Human Too? (Geddy Lee Pergunta: Os Baixistas São Humanos Também?, em livre tradução). A produção, que estreia em 5 de dezembro na Paramount Plus, será dividida em quatro partes, onde ele discutirá seu instrumento favorito em profundidade com convidados especiais de peso: Krist Novoselic (co-fundador e único baixista do Nirvana), Robert Trujillo (atual e mais longevo baixista do Metallica), Les Claypool (frontman e baixista do Primus) e Melissa Auf der Maur (ex-baixista do Hole e Smashing Pumpkins).
Conforme já revela o próprio título, a ideia não será apenas falar de seu instrumento, mas também mostrar de como são e vivem os participantes quando não estão tocando. No trailer vemos Trujillo surfando, Claypool pescando, Lee pedalando, Novoselic cozinhando e Melissa caminhando.
Em narração, o apresentador Geddy introduz o conceito da série:
“Bem-vindos a um programa musical diferente! Eu estou tentando mostrar ao mundo que um baixista pode fazer muitas coisas. Junte-se a mim enquanto viajo para as casas de quatro lendas do baixo e mergulho profundamente em suas vidas e suas inspirações. Além de nos divertirmos fazendo música, tentarei responder a uma pergunta realmente importante: São os baixistas humanos também?”
Geddy Lee não esconde ter como assunto favorito o baixo, e até já publicou um livro exclusivamente dedicado ao assunto, o Big Beautiful Book of Bass. Lançado em 2018 pela editora Harper, possui 411 páginas, frutos de sete anos de pesquisas dedicadas à história do instrumento. Além de falar sobre sua coleção de mais de 250 baixos, ele reflete seu papel em diversos gêneros e compartilha reflexões e insights sobre a forma como ele sente, pensa e percebe a música.
Como se não bastasse, há ainda uma série de entrevistas de Geddy Lee com baixistas que escreveram seus nomes na história do rock: como John Paul Jones (Led Zeppelin); Adam Clayton (U2); Robert Trujillo (Metallica); Bill Wyman (Rolling Stones); Les Claypool (Primus).
No capítulo 3 sobre o baixo Rickenbacker, Trujillo responde ao Geddy que sempre preferiu tocar com os dedos ao invés de paletas, e revela que quando jovem tinha uma banda cover chamada Oblivion que tocava “La Villa Strangiato” e “YYZ”. Nós do Portal Rush Brasil acreditamos que esses comentários estarão presentes no documentário a ser lançado. Vamos aguardar!
Já Claypool, aliás, é amigo pessoal de Geddy desde o começo dos anos 90, e tem toda uma história com ele e com o power trio canandense — que você pode conferir nesta matéria aqui mesmo no Portal Rush Brasil. Claypol confessou a um jornalista quando fez uma turnê com sua banda Primus do álbum “A Farewell to Kings” do Rush: “Vou te contar que nunca ensaiamos tanto como uma banda em nossas vidas como fizemos para essa coisa do Rush”.
Vale lembrar que em 14 de novembro Geddy Lee lançará seu novo livro, dessa vez uma autobiografia, My Effin’ Life (ainda sem título em português). Felizmente, ao contrário de Big Beautiful Book of Bass, a biografia será lançada no Brasil pela editora Belas Letras, e recordamos que segundo a Veja, Geddy deverá vir ao Brasil em março de 2024 como parte de sua turnê mundial para promover o livro.
Quem quiser adquirir seu exemplar basta fazer a compra utilizando o cupom exclusivo PORTALRUSH10.