Popoff livro

“Rush Através das Décadas” se torna a biografia completa

Lojinha do Portal

English and Spanish version available. Click on the button with the flag at the bottom.

Livro escrito por Martin Popoff, o livro terá mais de mil páginas e se torna a obra definitiva sobre o maior power trio da história do rock

Por João Carvalho

Os fãs do Rush foram surpreendidos pelo vazamento das primeiras imagens da trilogia biográfica sobre o power trio, que deve ser lançada ainda este ano no Brasil, em português. Escrita pelo jornalista canadense Martin Popoff, figura já conhecida no mundo das celebridades da música (principalmente do rock), originalmente a obra foi publicada em três volumes: “Anthem”, “Limelight” e “Driven”, referências a três músicas da banda, formada pelo guitarrista Alex Lifeson, pelo baixista e vocalista Geddy Lee, além do baterista e compositor Neil Peart.  No Brasil, a obra recebeu o título de “Rush Através das Décadas” e vai ser lançado numa edição única, com 1.200 páginas.  

Formada em setembro de 1968, em Toronto, no Canadá, a banda terminou depois da morte de Neil em 2020,  em decorrência de um câncer na cabeça. 

Foi em terras brazucas que o Rush teve o maior público registrado em toda carreira: mais de 100 mil pessoas viram a banda tocar em 2002 em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Eles voltaram em 2010 e repetiram o sucesso anterior, com milhares de fãs lotando o show. Mesmo com tantos seguidores no país, os  brasileiros ainda não tinham nenhuma biografia escrita em português sobre a banda,  apenas os livros de Neil Peart tinham sido traduzidos e lançados por aqui.

No Brasil, “Rush Através das Décadas” chega pela editora Belas Letras com tradução de Candice Soldatelli. A empresa confirmou que vai divulgar nos próximos dias todos os detalhes sobre o livro, incluindo os valores e outras “memorabílias” que vão complementar o box que será vendido. As primeiras imagens mostram que será uma edição de luxo , com capa dura e tratamento vip.

“Cada álbum do Rush vai sendo comentado e analisado por quem viveu a história”, explica Germano Weirich, coordenador editorial da Belas Letras. “Geddy, Alex e Neil falam dos pontos altos e baixos da carreira de uma banda consistente e inventiva, que sempre acompanhou os modismos de forma crítica e procurou usar as novas tecnologias de forma criativa, mas mantendo a essência que os une”, afirma. 

A Belas Letras é responsável também pelo lançamento da autobiografia de Geddy Lee, que chega às livrarias de todo o mundo no  próximo dia 14 de novembro. O burburinho é a possibilidade  do próprio Geddy fazer uma turnê de divulgação pelo país: as informações de fontes ligadas a banda nos Estados Unidos dizem que estão sendo negociadas datas em  São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e ainda uma capital do Nordeste, provavelmente Recife.

Sobre a biografia do Rush, em entrevista exclusiva, Martin Popoff disse estar muito feliz sobre a chegada da biografia em português. “Acredito que será bem recebida. É famoso o bom gosto dos brasileiros pela música”, disse Popoff. 

Joao Carvalho entrevista Martin Popoff

“Os brasileiros gostam do Rush, gostam de rock pesado e heavy metal, e de tudo que rola no Rock In Rio, que toda vez tem seus shows legendários”, lembrou o jornalista. “Então, acho que será bem recebido, pois são reconhecidamente fãs de rock. Há também no Brasil muitos colecionadores apaixonados. Estou ansioso”, afirmou. Martin Popoff afirma que os livros são os definitivos, um retrato detalhado dos maiores embaixadores do rock do Canadá.

A primeira parte do livro celebra a perseverança de três homens que mantiveram seus valores, enquanto existiam com uma  base canadense, ao longo de anos de vacas magras, tragédias pessoais e o eventual sucesso mundial da banda. O texto é também  uma análise sobre o contexto cultural, depois de extensas entrevistas, celebrando o trio no auge de seu poder de persuasão.

Outro momento de destaque acontece sobre a metade dos anos 1980, quando o Rush adota a tecnologia dos teclados. Há um alvoroço entre fãs e crítica, mas a banda encontra uma nova safra de ouvintes.  Popoff nos leva por três décadas de “vida no topo” para Geddy, Alex  e Neil. 

Em certo momento, impossível também não falar sobre uma tragédia inimaginável, com Peart perdendo sua filha e sua esposa no espaço de dez meses e, duas décadas depois, sucumbindo para um câncer.

Lojinha Rush

No meio do caminho, no entanto, há um álbum lindo e comovente de reflexão e luto, bem como uma viagem triunfante ao Brasil; há também a entrada no Rock and Roll Hall of Fame e – alguns dizem surpreendentemente – o primeiro álbum conceitual da banda a encerrar uma imensa carreira marcada pela integridade e idealismo. 

HISTÓRIA– O Rush já teve algumas biografias escritas durante as décadas, como o livro “Visions”, de Bill Banasiewicz, a primeira biografia autorizada, lançada no fim dos anos 1980. E outras não autorizadas, como “Sucess Under Pressure”, de Steve Gett, ou “Rush”, de Brian Harrigan.  

Dessa vez a história foi formatada depois de uma minuciosa pesquisa. A nova biografia é considerada uma obra definitiva sobre o trio de Toronto. “É definitivamente o mais completo registro sobre a história do Rush”, afirma Martin Popoff. “Há outros livros, mas esta trilogia é bem mais longa. Outros relatos escritos (sobre a banda) têm coisas diferentes que esta biografia não têm, o que é muito legal também. Mas esse é o mais completo trabalho sobre eles”, detalhou. Os fãs agradecem.

João Carvalhocolaborador do Portal Rush Brasil. Jornalista com trinta anos de experiência, e dono de uma das maiores coleções sobre o Rush no país. @realejo2112 tem no currículo colunas no G1 sobre música e cultura, além de escrever para veículos como o Jornal do Commercio. Também tem uma longa experiência em TV e em projetos no audiovisual.

últimas notícias

RUSH CARDS: Qual é o tamanho da influência do Rush?

É hora do Rush – Rush Fest 2024