Considerado o maior evento de fãs da banda canadense do mundo, o Rush Fest acontece em Santa Catarina e celebra o amor por um dos maiores trios de rock da história
Por: João Carvalho
A paixão de um fã já é algo inexplicável, mas a paixão de um fã do Rush já ficou conhecida por ultrapassar todas as medidas. Mais uma prova desse amor pela banda canadense tomará formana cidade de Criciúma, em Santa Catarina. É lá onde aconteceráo Rush Fest, nos dias 12 e 13 de abril. A celebração chega em sua sétima edição de forma grandiosa. Já é considerado o maior encontro de amantes do trio canadense de todo o mundo, ultrapassando a estrutura de encontros como o Rush Con, no Canadá. Este ano, três bandas gringas foram escaladas: a Moving Pictures, da Escócia; a H-Sur, do Chile; além do músico norte-americano Mike Massé. Fazendo as honras do Brasil estará a Karol and Snow Dogs, prata da casa e que já se apresentou em outros anos.
Para um grande evento, um grande palco. A Sociedade Recreativa Mampituba, um dos maiores clubes campestres da Região Sul do país, será transformada numa cidade do rock para receber cerca de 2 mil pessoas, previsão dos produtores do RF. Um trabalho feito de forma voluntária por amigos que resolveram criar o evento, apenas pelo amor à banda. Inclusive, serão comemorados os 50 anos de lançamento do primeiro álbum do Rush.
“Tudo começou com uma brincadeira, um encontro de amigos. Com o tempo, pessoas de outras cidades e até de outros estados começaram a vir, desde que resolvemos levar para um local maior”, explicou um dos organizadores, Marcos Milanese. “Um encontro de fãs para fãs”, ressaltou.
Formado por Alex Lifeson (guitarras), Neil Peart (bateria) e Geddy Lee (baixo, vocais e teclados), o Rush foi formado em 1968, no Canadá, e durou até 2020, com a morte de Neil. O músico foi vítima de um raro câncer. Com 20 álbuns de estúdio, além de lançamentos ao vivo, filmes e shows, o trio conquistou 24 álbuns de ouro e 14 de platina (3 multi-platina). Ficaram atrás dos Beatles e Rolling Stones com a maior quantidade de discos de ouro ou platina consecutivos para uma banda de rock.
Até agora, pessoas de doze estados do Brasil confirmaram presença, além de grupos vindos da Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela e Canadá. Para se ter uma ideia da proporção que o evento já assumiu, em apenas uma semana o hotel oficial e parceiro da festa teve a ocupação esgotada.
RECEPÇÃO DE LUXO
A abertura do festival será na sexta-feira, com uma reunião batizada de Friday By Night, quando os seguidores da banda, principalmente aqueles que irão de outras regiões, encontram-se. Este ano, com direito ao show acústico de Mike Massé, músico que ficou conhecido por apresentar versões desplugadas de grandes clássicos do rock. O Rush tem sempre lugar cativo
Rush Fest – 7a Edição
12 e 13 de abril em Criciúma, Santa Catarina
Com: Mike Massé , Moving Pictures, H-Sur e Karol & The Snow Dogs
Informações: @rushfest (Instagram)
Ingressos: Topedindo Ingressos
A Rush Fest tem o patrocínio de Brasil Tropical, Kolina Volskwagen, Borges Retífica, Pizzolatti Oftalmologia, Sicoob, Eraldo Construções, Coruja Cervejaria, Metropolitan Business Center, Rádio 92 FM, W8 Plan, Satc Educação, Metalúrgica Spillere, CardioDay Cardiologia, Varejão Comunicação Visual, Naspolini Gelos e Roscan.